quarta-feira, 9 de abril de 2008

Artrite

Segundo o Quadrilátero de Celcius, os sinais articulares degenerativos ou inflamatórios são compostos por pelo menos dois destes items :

- Calor (por dilatação dos capilares)
- Rubor (por dilatação dos capilares)
- Tumor/Edema (aumento da dilatação dos capilares, mais passagem de fluído; também células protectoras como leucócitos)
- Dor (atinge terminações nervosas)
- Impotência Funcional (acrescentado mais tarde por Virchow; diminuição nos movimentos articulares)

A Inflamação, não é mais do que a resposta endógena do nosso organismo a uma agressão externa, sendo agressão qualquer tipo de processo capaz de causar lesão celular ou tecidular seja esta via bacteriana, fungica , viral, ou de problemas de soluções de continuidade (feridas). Considero então, que a inflamação é alem do mais uma resposta inespecífica do organismo segundo os nossos padrões genéticos com dupla função : eliminar o agente agressor e eliminar porções tecidulares lesadas.

Descrevo hoje a Artrite, uma patologia articular inflamatória que se pode esquematizar de forma muito simplista da seguinte forma :

Aguda
  • Infecciosa ( virus, bactérias)
Crónica
  • Auto-Imune : Artrite Reumatóide & Febre Reumática
  • Genética : Artrite Hemofílica
  • Metabólica : Artrite Gotosa
  • Causa Desconhecida : Espondilite Anquilosante
Sintomas
  • Dor não relacionada com o esforço, pode surgir durante a noite passivel de ser desencadeada pelo calor
  • Melhora com movimentos ligeiros a moderados
  • Limitação da mobilidade articular (maioritariamente por causa do edema)
  • Rigidez matinal e após repousos de longa duração (<1h>)
  • Possivel espessamento do sinovial
  • Evolução variavel, melhoria e agravamento dos surtos, com possivel remissão completa
  • Implicações sistémicas (como febre) e radiológicas
Sintomas Específicos
  • Artrite Reumatoide : Doença inflamatória crónica que envolve inicialmente apenas as articulações mas que depois se extende aos tecidos e orgãos como vasos sanguíneos, musculos, pulmões e coração. É mais comum nas mulheres entre os 30 e 40 anos , é uma sinovite proliferativa que conduz á destruição da cartilagem articular e a uma artrite progressiva incapacitante. Dor contínua e localizada acompanhada de rigidez matinal poliarticular e simétrica, com edema calor e rubor. Com o passar o tempo aumenta o diametro das articulações, Anquilose (dedos em garra), nódulos subcutâneos e anemia.
  • Febre Reumática : Doença que ocorre maioritáriamente entre os 5-15 anos em consequência de infeção pelo Streptococcus B hemolitico do grupo A, geralmente uma faringite. Entre as 6 e 10 primeiras semanas de infecção os anticorpos combatem a bactéria mas tambem elimina estruturas do doente. Pode dar febre e dores abdominais.
  • Artrite Gotosa : Manifestação metabólica da doença GOTA, provocada pela acumulação tecidular de quantidades excessivas de ácido úrico. Pode-se dividir em gota primária ( metabólico congénito, ocorrem em homens a partir dos 30 anos) e secundária ( por diminuição da excreção do ácidio úrico devido a uma insuficiência renal crónica, logo aumento da produção de ácido úrico. Tambem em situações em que há uma grande profileração celular como Leucemia e mieloma múltiplo. a Dor é monoarticular aguda do tipo inflamatório nas articulações periféricas (i.e pé, mão,) mas tambem joelho, cotovelo, tornozelo, intervalada por períodos não dolorosos. Em estados avançados há deformidade articular com dor permanente e os episódios são desencadeados pela ingestão de certos tipos de carne, farmacos, alcool, stress etc...
  • Espondilite Aquilosante : Tratamento com corticoides, doença de causa desconhecida mais comum nos homens entre os 20 e 30 anos com inflamação das articulações axiais, ossificação progressiva das capsulas e ligamentos intervertebrais, fusão das vertebras (de baixo para cima) transformação da coluna numa massa única com osteoporose dos corpos vertebrais, evolução para costelas e ombros e anquilose das articulações costo-vertebrais. Provoca rigidez na região lombar e ou ancas e diminuição toraccica durante a inspiração.
Tratamento

Os metodos abaixo mencionados , não são indicados como 100% correctos ou funcionais, mas são os métodos que aliviam a dor por curtos períodos de tempo. O alivio temporário facilita a prática de exercicio e fortalecimento muscular (musculos fortes apoiam e protegem as articulações afectadas pela artrite). Consulte sempre o seu médico ou fisioterapeuta para aconselhamento e informações fidedignas.
  • Calor húmido : Toalhas molhadas, compressas quentes, banheira ou chuveiro pode ser utilizado em casa por 15-20 minutos três vezes por dia para aliviar os sintomas
  • Altas Frequencias : Ondas Curtas, Microondas, Ultra som, para levar o calor á profundidade a toda a zona articular. O calor profundo é geralmente recomendado para pacientes com infllamaçao agúda nas articulações
  • Frio : bolsas de gelo ou vegetais congelados sempre enrrolados numa tolha interrompem a dor e reduzem o inchaço quando utilizado por 10-15 mins (mais faz o efeito contrário devido á vasodilatação)
  • Baixas Frequencias : TENS , por norma são aparelhos baratos, as vezes até se encontram nas lojas chinesas tem o efeito analgésico atravez dos choques elétricos. Podem-se ligar ou desligar consoante as crises de dor.
  • Massagem : Atravez da vasodilatação e nutrição de tecidos, ajuda a reduzir a dor. Se se alivia a tensão muscular, consequentemente alivia-se a dor.

Sem comentários: